TRÊS DÉCADAS DE HISTÓRIA
GÊNESIS - DÉCADA DE 70.
Aqui no Rio de Janeiro a Luta Regional Baiana estava no seu apogeu.
O Grupo Senzala, constituído pelos Mestres Rafhael, Gato, Preguiça (Berimbau de Ouro), Peixinho, Caio, Lua Rasta, Nestor Capoeira, Camisa, etc., imperava na zona sul e espalhava o seu poderio pela zona norte, sua expansão era tão grande que chegava a confundir Capoeira Regional com Capoeira Senzala.
Mestre Moraes encontra “pau com formiga”.
Ele chega ao Rio e vai morar na baixada fluminense, conhece o Mestre Valdir Sales e de certa maneira passa a fazer parte do seu grupo.
Um ano depois começa a fazer um trabalho solo e tem um seguidor, o aluno Peçanha, mais tarde seu Contra/Mestre.
Daí resolve fundar o Grupo de Capoeira Angola Mestre Moraes, começa a ministrar aulas na Escola de Belas Artes, no centro do Rio, no prédio do Museu de Belas Artes.
Esse grupo era constituído de 12 pessoas; Mestre Moraes, Peçanha, Augustinho, Kiko, Mano, e mais sete alunos, estávamos no ano de 1973.
A Escola de Belas Artes é transferida para a UFRJ (na ilha do Fundão) e o grupo de Mestre Moraes para o Clube Gurilândia, na rua São Clemente em Botafogo. O grupo se amplia e ganha novos valores, entre eles; Braga, Neco, Lumumba, José Carlos, Marco Aurélio entre outros.
Mestre Moraes impõe sua capoeira com muita habilidade e técnica, transformando a realidade da capoeiragem no Rio de Janeiro.
Estrutura o grupo e passa a visitar outras academias de capoeira, todas Regional.
No Clube Gurilândia faz sua primeira entrega de cordel – Gradua Peçanha à Contra/Mestre, Augustinho à codel amarelo, Kiko à cordel amarelo-verde, Mano,Neco,Lumumba,Braga,Zé Carlos à cordel verde, o tal do “amarra calça”.
Entre os convidados estava o capoeirista Luiz Malhado ou Luiz Peito Pelado ou simplesmente Luiz Pelado, bom capoeira, era o único que conseguia jogar, sem cair, com Mestre Moraes.
O grupo sai do Gurilândia e vai para Nova Iguaçú e depois para o Parque Lage, onde gradua os alunos, Braga ,Zé Carlos, e Neco à Mestres e o Marco Aurélio à Contra/Mestre.
O grupo se expande ainda mais com o Mestre Neco abrindo um novo espaço no Clube Copaleme, no Leme.
Em 1980, o grupo se transfere para o Centro de Manutenção do Metrô, na praça Onze.
Neste mesmo ano Mestre Neco promove o seu primeiro “batizado”, Mestre Moraes então eleva Marco Aurélio à Mestre, Mano, Lumumba, e Pedrinho(chopinho) à condição de Treinéis, no Clube Copaleme.
Começa-se a articular o Grupo de Capoeira Angola Pelourinho – Mestre Neco é então o mentor da idéia e Mestre Braga idealiza o emblema do GCAP (as duas zebras no confronto), a ata de fundação do GCAP foi registrada pelo treinél Mano e a galera em comum acordo, funda o GCAP tendo Mestre Moraes como seu presidente.
Era o primeiro ano da década de 1980...
​